sábado, 30 de novembro de 2013

Voltamos à emissão

A pequena está melhor! Finalmente. Não tem febre desde ontem à tarde, está muito menos obstruída e respira bem melhor! Andava a dormir tão mal que esta noite, para compensar, foi das 21 às 7! E eu fui logo a seguir a ela.. Sinto-me rejuvenescida... Depois de uma semana dura a vários níveis, parece que voltei a encarreirar. O bem que faz uma boa noite de sono...

Marido e ultimato

Ou fazemos árvore de Natal, ou fazemos árvore de Natal!

Bem, parece que não me restam muitas opções... Vou passar um mês a tirar a miúda da beira da árvore...

Homens...

Ele: ficas com a menina e vou eu ao super?
Eu: está bem. Queres que faça lista?
Ele: não! É pouca coisa!

Entretanto já me ligou 3 vezes enquanto faz as compras..

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

De rastos

Não consigo explicar o nível de exaustão desta semana e que sinto. São 21h30 e estou na cama, sem maquilhagem, pronta para dormir. S

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

RESISTÊNCIA

A noite que passou dormi 4h. Já não me lembrava de só dormir 4h. E não foram seguidas... Já desde os 3-4 meses dela que isto não era tão mau! Tivemos de a acordar à 1h da manhã pois já estava com 39º de febre, e tínhamos mesmo de lhe dar medicação. O problema é que depois despertou e passou 3h a brincar e rabujar ao mesmo tempo. Apesar disso, amanhã tenho uma apresentação importante, que já deveria estar pronta, mas como o tempo é pouco e a miúda ficou doente, ficou para hoje à noite a sua preparação. Resultado? Apesar das 4h de ano, estou aqui sentada ao portátil a trabalhar. Ela dorme. Ele dorme. Eu trabalho. Se reclamo? Sim, um pouco. Tenho o corpo espalmado e a mente um pouco turva e apetecia-me, mesmo muito, sentir o meu colchão colarinho às minhas costas! Mas pronto. Cá fico. Acho que já não demoro muito a terminar e tudo há-de correr bem!

Esta semana foi mesmo exaustiva. A pequena doente, o trabalho ao rubro, constantemente em multi-tasking e com adiamento continuo de tarefas porque surgem outras mais urgentes para serem feitas (o que não quer dizer que as menos urgentes desapareçam... não! Ficam ali a fazer sombra no nosso cérebro!). É cansativo. Tenho 2 projectos que já deviam estar em andamento, completamente parados porque simplesmente o tempo não me chega para eu parar, pensar e trabalhar 2 ou 3h seguidas sem ser interrompida. Não são coisas que dêem para ir fazendo. São coisas que ou se fazem bem feitas ou não vale a pena. O problema é que também são coisas que têm mesmoooo de ser feitas.

Enfim. Um dia de cada vez, mas com o planeamento (sempre a ser alterado) em mente!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Depois de uma noite muito mal dormida

Acho que me espera outra noite muito mal dormida... enfim. Os cafés amanhã hão-de funcionar!

Novidades

Há dias que acontecem coisas realmente surpreendentes! Fui convidada a participar no novo blog da La Redoute, cujo nome é Magazine de Tendências! Fiquei mito surpreendida, mas muito feliz, com este convite. Saiu o meu primeiro post hoje e, de forma regular, irei contribuir com posts para este novo blog.
Espero que gostem!

http://www.laredoute.pt/magazinedetendencias/index.php/surpresas-boas/

Ai que rica noite

Acordar quase de hora a hora, ver febre, dar xarope, tapar, descobrir, pôr chucha, embalar, dar mimo! Uma maravilha, portanto! Uma noite para lá de polivalente.. E agora ala pró trabalhinho que se faz tarde. A miúda? Fica de molho com a minha mãe para eu não ter de colocar um atestado e me tirarem um balbúrdio do ordenado por faltar um dia...

terça-feira, 26 de novembro de 2013

A dupla BB volta a atacar!

E menos de 4h após o ben-u-ron já tenha 39 outra vez! E o brufen entrou ao barulho.. Agora dorme. Já tinha 37,3 quando adormeceu ! Agora vamos ver. Daqui a 2h acordo a ver como ela está! 

Que pontaria

Vir à consulta de rotina da miúda e ela com 39 graus? Espetáculo... E a brincar como se nada fosse! Boa!

Começar o dia cansada

A luta que a minha filha me dá para a vestir pela manhã deixa-me exausta!! 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Trabalhar à noite

Só a ideia de ter de trabalhar quando me apetece dormir é devastadora... raios... nem consigo arrancar!

Jantar, nah!

A esta hora vamos preparar o jantar... Vale-nos ter sopa no frigorífico porque não há energia para cozinhar! 

E ainda tenho o portátil à minha espera para uma sessão de power point! 

9 meses!

9 meses! Dá para acreditar?! A minha pequenita está menos pequenita, bem grande até! Já passaram 9 meses... tão rápido voa o tempo! As novidades são sempre mais que muitas pois ela está a evoluir imenso em pouquinho tempo! Está crescida, a minha pequena! Muito crescida...

 - Dá beijinhos maravilhosos, por vezes misturados com lambidelas que nos deixa derretidos
 - Começou a encostar a carrinha ao nosso peito enquanto nos abraça para receber mimo e fica ali na ronha e a sorrir, e a ronronar como um gatinho
 - Brinca muito!!! Muito mesmo! Faz birra para ir para o chão e poder brincar com as coisinhas dela
 - No trocador vira-se e só quer por-se em pé... (um perigo por sinal!)
 - No chão gatinha super rápido sempre apara apanhar os brinquedos ou para chegar ao sofá ou mesa da Tv e poder colocar-se em pé
 - Coloca-se em pé 1000x ao dia! Levanta, senta, levanta, senta! E não se cansa! Já dobra as perninhas para se sentar com o rabo no chão, mas às vezes distrai-se com um brinquedo e cai.
 - Já caminha agarrada ao sofá, normalmente para apanhar um comendo ou telemóvel que estão pousados longe
 - Já se coloca em bicos de pés para chegar ao que quer
 - Continua a não ter dentes (e baba como se não houvesse amanhã!!!)
 - Continua com tosse e ranho (já vamos em mais de um mês nisto...)
 - Tem um sorriso lindddddooooo e rasgado! Mesmo linda e desdentada!
 - Diz tatatatata, bababababa, papapapa, mamamamama, mas nada de papá e mamã como gostávamos...
 - Faz birras para vestir! Não sei como raio aprendeu isto, ela que nunca foi chata...
 - É viciada no pai! Mesmo!!!
 - Começou a chorar ao ver que saímos da beira dela.
 - Já disse que está linda???!

domingo, 24 de novembro de 2013

Sessão fotográfica de Natal

Para a semana a minha miúda (e nós por arrasto) vai fazer uma sessão de fotos! Então ando a decidir a roupinha a levar, e adereços! Em principio não tenho de comprar grande coisa, pois, para além do que vou gastar na sessão, não tinha vontade nenhuma de gastar muito dinheiro em roupa!
A verdade é que estou toda entusiasmada! Fotos giras e bem editadas para depois, mais tarde, fazer um álbum do primeiro ano dela... Está tão mas tão gira! 

sábado, 23 de novembro de 2013

Ajuntamentos de família

Quando nos juntamos todos é sempre uma confusão pegada. Os miúdos a falarem uns com os outros e nós a tentarmos conversar por cima daquela algazarra! O resultado final é estarmos todos a falar aos berros! (Coitados dos vizinhos que devem achar que a casa da minha mãe foi tomada por doidos selvagens...)
Entretanto os homens falam entre si das coisas do costume, e nós, mulheres, damos na cabeça deles por não fazerem conversa em grupo e não ligarem nada à canalha e, invariavelmente, acabamos a falar de coisas de gajas (filhos, maquilhagem, sapatos, compras). Hoje, no meio de um jogo qualquer de futebol na tv, lá jogamos ao party and company, com as crianças a ajudar (lol), e os bebés ao colo!! Estes tardes/dias são cansativos mas saímos de lá com o coração cheio! Ter irmãos, e respectivas famílias, com quem temos um bom relacionamento , é muito compensador! E este é só mais um dos motivos pelo qual quero mais um mano/mana à minha pequenita...

Oh pá, é com cada sonho!!!

É a segunda noite que sonho com cenas do trabalho! Não stresses, nem coisas de fazer dores de cabeça, mas coisas sem lógica e que não fazem sentido! Ontem contava a uma colega um destes sonhos e foi risota pegada, tal é o tamanho da palermice!!! Eu ando bastante motivada com o trabalho, um pouco stressada com o excesso de tarefas em mão de momentos, mas daí a deitar a cabacinha na almofada e começar a sonhar com essas coisas... enfim! 

Agora a piolha dorme e eu vou aproveitar para trabalhar qualquer coisa! A esta hora já está uma máquina de roupa lavada e estendida e outra apanhada, e já dei um "jeitinho" à casa! Sopas são mais logo e agora vou labutar no portátil que bem preciso.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Estou velha

São 22h15 e eu estou na cama pronta para dormir! E hoje vai ser um dos 5 dias no ano que não tiro maquilhagem... Já não há energia! 

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A minha sereia não me liga!

Vê o pai, parece que vê um prato de sopa tal é a velocidade que se atira para os braços dele. Vê a avó, minha mãe, atira-se para os braços dela. Vê-me e também se atira para o meu colo, mas também caramba, sou a mãe! A questão é que quando a vou buscar à escola não tem uma reacção de alegria sem medidas que eu estaria à espera!! Vê-me, sorri, deixa-se estar no colo de quem vem trazê-la, depois muito calmamente vem para o meu colo! Mas nada de saltos vertiginosos na minha direcção! Ela deveria rir muito e atirar-se imediatamente na minha direcção, e dar beijinhos e, quem sabe, no extremo do entusiasmo, dizer mamã! (Pronto, isto já sou eu a sonhar...)
Claro que estas posturas despertam em mim a insegurança e sentimento de culpa típicos das mães! "Não estou tempo suficiente com ela e por isso ela se calhar nem sente a minha falta". E depois esgrimo argumentos mentais contra as minhas teorias... Palermice minha,é o que é!  

Dia nacional do pijama

Hoje a pequenita lá foi de pijama para a creche acompanhada de um dos seus ursinhos! Sim, demorou a gostar de  peluches mas agora desmancha-se a rir com eles! Estava tão gira!!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

E pronto não dá

Tenho a cabeça a tombar em cima do computador, os olhos a quererem fechar e a boca meia aberta... só falta o fio de baba!

O sono é psicológico

Então estava eu a sentir-me bem acordada e com energia suficiente para tentar trabalhar. Pego no portátil, entretanto olho para as minhas unhas e digo que uma limadela e um verniz não lhe faziam mal nenhum. Coloco mãos à obra, ou mãos à manicure pessoal (eu própria) e fico toda pipoca. Entretanto continuo com alguma energia. "Repego" no portátil e começo a trabalhar. E foi automático. Comecei logo a bocejar! Incrível! A sério, isto é psicológico! É uma rejeição visceral do trabalho profissional em casa...

2o dia seguido

Que ela fica a chorar quando a deixo na creche. Vim com o coração apertado trabalhar e sinto que o dia já não pode correr bem... 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

What??

Duas pessoas hoje me perguntaram quando tenho o próximo filho. E nenhuma delas foi o meu marido. Será uma conspiração?

domingo, 17 de novembro de 2013

Ai os trabalhos para os pais...

O tempo que perdi este fim de semana para realizar a actividade que nos tinham pedido para a creche!! Parecia que estava outra vez na escola com TPC para fazer! Não haja dúvida que ser mãe/pai é uma aventura!

Ah, e esta semana há novidades aqui pelo canto! 

sábado, 16 de novembro de 2013

Noite solitária

Ela dorme, ele dorme, eu trabalho... coisa chata esta do excesso de trabalho (atenção que não me queixo de ter trabalho! Só de não conseguir dar resposta a tudo como gostaria...)

Coisas de mãe de bebé!

Da creche enviaram um desenho para ser decorado em casa e ser entregue na próxima segunda. Tendo em conta que a pequena ainda nem 9 meses tem, quem vai fazer esse trabalhinho? Os pais, claro... Mas esta é a hipótese de me redimir das minhas distracções! Amanhã sem falta temos de pôr mãos à obra nos trabalhos manuais!

O que dizes ou como dizes?

A forma como as coisas são ditas faz muita diferença. Algo aparentemente inócuo pode tornar-se agressivo e ofensivo pela forma como é dito. Outras vezes há discursos perfeitamente escusados que não trazem nada de útil e o único objectivo é ofender, gratuitamente, o outro. Que as pessoas por vezes não tenham noção que a forma como falaram foi menos correcta, eu ainda entendo. Que digam o que acham sem serem ofensivos, mesmo que não agrade muito à outra pessoa, eu também compreendo. Agora, que o façam de forma sistemática, muitas vezes fora de contexto, com a desculpa de que são pessoas sinceras ou frontais e simplesmente não encaixem que a frontalidade e a falta de educação são coisas diferentes, isso já não entendo! As pessoas adoram opinar e, por vezes, esquecem-se que deviam estar calados, principalmente quando não têm nada de construtivo a dizer e só querem deitar abaixo. O respeito é bom e eu gosto e há muitas formas de passar a mensagem (em forma e conteúdo!)! 

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Eu e o Natal

Estou quase decidida a não fazer árvore de Natal... É que com a miúda arisca como está, e que ainda não sabe o que é Natal, não sei se vale a pena o trabalho... Ela vai-se andar a pendurar na árvore! 

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Isa, o que fazes tu acordada a esta hora?

Trabalho, que remédio... tenho e começar a riscar pendentes!!

Mãe dedicada (e de como não consigo cumprir com certas coisas!)

Segunda feira, dia 11 de Novembro, foi o magusto na escolinha da criança. Enviaram-nos algumas castanhas tendo em conta que a nossa cria ainda não as consome (para muita pena dela, julgo eu!). E eu toda contente no dia a seguir a agradecer o gesto. Até que quando a fui buscar à tarde vejo um cartaz na entrada da escola, da semana anterior, a pedir para os pais levarem algumas castanhas para o dito magusto... enfim! Eu não reparei antes! Juro que não!!! Não só não levei castanhas, como ainda nos deram algumas já assadinhas e eu ainda me ponho a agradecer, quando afinal devem ter pensado que somos uns "mitras" de primeira e que somos daqueles que não levam nada mas depois gostam de receber... 
Isso a juntar ao facto de no dia das bruxas não ter levado a miúda com nada alusivo ao tema ainda nos vai fazer ser banidos da escolinha.... à terceira será de vez? 

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Coisas que me chateiam (nem que seja um bocadinho!)

Eu estar a 5 minutos da minha hora de saída do trabalho e virem-me pedir uma coisa que demora pelo menos 30 minutos a fazer! Eu sou muito disponível para trabalhar (mesmo, acreditem!), mas seria bom que pedissem as coisas mais cedo de forma a eu sair a horas (tendo em conta que não me pagam horas extras e que já faço muitas quando é preciso). Também seria bom nem sequer me perguntarem se já estou/estava de saída se vão-me pedir para fazer algo na mesma! É que isso só me faz lembrar que eu devia era ir para casa e não ficar a fazer coisas!

Prioridades e abdicar

A terça feira é, invariavelmente, o dia que tenho mais disponível para tudo. Por norma aproveito para ir buscar a bebé mais cedinho à escola, brincamos e namoramos um bom pedaço e depois deixo-a com a minha mãe e vou ao ginásio mais ou menos 1h. Por fim vou para casa com a pequenita. Se houver sopas para fazer tento adiantar. Hoje sentia-me bem e apesar de me apetecer muito ir ao ginásio quis dedicar algum tempo à rapariga, e ela estava numa alegria louca! Gargalhadas atrás de gargalhadas, uma boa disposição de babar. E pronto isso mais a preguiça e algum peso na consciência fizeram-me abdicar do ginásio e ficar com ela... o problema é que agora já só consigo ir ao ginásio no fim de semana! É que também me custa que no único dia da semana que consigo estar com ela mais um pouco, acabar por deixa-la e ir ao ginásio. E também me custa abdicar do ginásio, tendo em conta que o tempo disponível é quase nenhum! Isto de se ser mãe, e mais 1500 coisas e ainda querer ter tempo para ir ao ginásio nem sempre é fácil... e acordar todos os dias às 6h30 para ir trabalhar e chegar à noite com energia para tudo, também não!

Ah maravilha!

Hoje dormimos 8h seguidas e ela 9h! Maravilha! Que anjinho que percebeu que a mãe estava cansada! ;)

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Coisa boa da mamã

Adoro, tanto, quando lhe vou aconchegar os cobertores antes de ir dormir... É assim um momento só meu e dos sonhos dela. Vou lá em silêncio e tento cobri-la. Depois, se ela se mexe, quase sustenho a respiração para não a acordar! Se ela não se mexe, fico toda preocupada e não saio de lá enquanto não faz um movimento ou um som! Nós mães somos uns seres estranhos cheio se contradições.. 

Haja energia

Resultado de ter "crachado"às 19h30? Acordar às 5h30 da matina!! Yhea! E nós? Nós cheiinhos de energia e bem acordados a brincar com ela (not!!)! 
É maravilhosa a maternidade! E sempre ouvi dizer que acordar cedo faz bem! (Vou rezar para ela não repetir a gracinha tão cedo ou eu não aguento das canetas..)

domingo, 10 de novembro de 2013

Resistência ao sono dá nisto!

Nem 20h são e ela já dorme!! Andou a lutar contra o sono todo o dia. Já começa a ser uma característica dos domingos... Não sei se é por estar connosco todo i dia e querer aproveitar, mas se ao sábado ainda faz sestas boas, ao domingo é este festival! Coitadinha , estava mesmo cansada! 

E agora é hora dos pais! Banho, anatomia de Grey enroscadinhos no sofá, pseudo-jantar e cama!

As sestas da miúda!

Ontem dormiu 2h de manhã e 2h à tarde. Hoje, acordou à mesma hora, e dormiu 20min de manhã e 20 de tarde... Muito consistente! 

As crianças e os bichos carpinteiros

Estar com crianças na missa é um factor de stress! Está uma pessoa a tentar ouvir o padre e as leituras e concentrar-se , e temos crianças com menos de 10anos à nossa beira a mudar de posição a cada meio segundo, a pedir pastilhas elásticas, a fazer perguntas (o que está guardado ali? E porque é que o Jesus tem o coração de fora? Não me falaram disto na catequese!) enfim... Uma canseira! Os que já fizeram a primeira comunhão estão mais sossegados, mas os outros... 

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Dias que voam...

Estes 3 dias de férias voaram.. Estou assim um bocado triste porque já sei que o fim de semana passa tão rápido... Entre um aniversário e uma missa de 7o dia, lá vai ele!

De férias em dia de greve

Estou de férias e se não estivesse estava a trabalhar.

A depressão e o estigma

Existe um estigma acerca das pessoas com depressão que nunca vou entender. Tinha eu 19 anos tive uma depressão minor com necessidade de medicação. Foi a única da minha vida e acho que ficou resolvido de vez. Mas isto para dizer que ninguém está livre de padecer de tal coisa. Ninguém! Sempre fui cheia de vida e energia, toda para a frente, mas, naquela altura, alguns problemas e frustrações foram se acumulando e resultaram num humor depressivo com vontade demasiado frequente de chorar. Fui ter com a minha mãe e pedi-lhe para me marcar uma consulta num psiquiatra. Aquilo não era jeito de estar e eu não era assim. Fiz medicação 9 meses (a única coisa chata é que tem de se manter a medicação por bastante tempo, mesmo já estando bem..), mas curei-me (mesmo!). E digo, em conversa cá em casa, que foi o melhor que me aconteceu (fazer tratamento, claro), pois não deixei a coisa perpetuar-se, agarrei o touro pelos cornos e tratei-me. Mas a força que eu tive na altura sei que nem todos a têm! E porquê? Por causa do estigma! Todos dizem sem problemas que vão ao Dentista,  Ginecologista, Médico de Família, etc, mas ninguém diz da mesma forma que vai ao Psiquiatra! As pessoas têm vergonha. Medo que se crie um juízo de valor acerca da sanidade mental delas. Pergunto-me como é possível que ir ao Psiquiatra ainda suscitar a ideia de "Mas eu não estou tolo!". Ridículo, é o que é. E a maioria das vezes andam as pessoas a prolongar o sofrimento quando facilmente podiam tratar-se e serem felizes. E o mesmo se pode dizer de recorrer a um psicólogo. A medicação pode não ser suficiente, pois é a estrutura mental que também tem de mudar. E ou se junta a medicação a uma força grande de dar a volta (que às vezes só surge ao fim de algum tempo), ou a coisa fica crónica e aí sim, temos problemas. De qualquer forma ficar sem fazer nada é que não é solução! E ficar a rebolar na cama e a deprimir em frente ao ecrã "porque estou muito mal" também não ajuda. Como digo às pessoas que conheço nesta situação: Estás deprimida? Acorda cedo, toma banho, veste-te, vai buscar pão fresco e dar uma caminhada no frio da manhã que a coisa melhora. Sei que não é assim tão simples, mas deixar ficar os braços caídos também não serve! Procurar o especialista para nos ajudar é só o principio, depois o resto parte de nós. Da vontade de não nos vitimizarmos e querermos estar bem. Ah, e andar em negação só perpetua o problema!

Rica filha do meu coração ..

Acordar antes das 6h da manhã não se faz.. Esta cachopa anda a testar a nossa resistência. Está doente, é certo, mas não é só isso! Anda a adquirir novas capacidades e acho que isso a deixa muito excitada. Põem-se em pé agarrada a tudo e agora quando dou por ela já está de pé agarrada às grades a choramingar. Já só quer andar de pé, e agarrada ao sofá já dá um ou dois passos de lado e larga uma das mãos para apanhar um comando ou assim! Acho que está a ser muita coisa para ela... Anda doente, desesperada com os dentes que não nascem e a achar que já pode correr sem o conseguir !

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Só porque não gosto de deixar ninguém preocupado

Acabei por ir ao ginásio hoje, não fosse a recepcionista amanhã ligar-me outra vez a saber se estávamos todos bem!! Acho que nem uma hora lá estive, mas já não foi mal. 

Esta coisa de acordar todos os dias às 6h30, e entrar em casa perto das 19h30-20h não deixa muita margem de manobra para ir ao ginásio. Não é falta de vontade (às vezes é, mas nem sempre!), é mesmo falta de tempo. Custa-me horrores prescindir dos bocadinhos que tenho para estar com a pequenota, porque ao todo, num dia bom, são umas 2h30 em que grande parta é gasta nas tarefas de vestir, despir, dar leite, etc! Há dias em que estou com ela 1h30. Enfim. Depois chega o fim de semana e o sono e a preguiça e a vontade de estar em família tomam conta de mim... Para ajudar à festa (e às desculpas), andamos a acordar imensas vezes por noite por ela estar meia doentinha (tosse, nariz entupido) e não ter uma noite descansada como era costume. Esta noite que passou levantei-me umas 5 vezes e o meu marido umas 3... vale-me estar de férias que sempre durmo mais u pouco e estou mais tempo com ela!

E pronto, esta vida de mãe/trabalhadora é agitada, mas acho que compensadora!

Bom, e eu que vinha só dizer que fui ao ginásio...

Ai o peso na consciência

Acabo de receber um telefonema do ginásio: "Olá, está tudo bem? Não têm aparecido por cá e é para saber se estão bem."
OI??!! Fui na semana passada 1 vez... é pouco, eu sei, mas também não ando assim tão desaparecida... a ver se ponho lá este belo corpinho hoje...

Férias e trabalho

Estar em casa de férias e ter de trabalhar porque há tanta, mas tanta, coisa acumulada é ligeiramente deprimente! Vale-me a alegria que se conseguir adiantar muitas coisas vou-me sentir mais aliviada e, por isso, aproveitar melhor o fim de semana...

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Cenas de mãe!

Ficar contente por numa ida esporádica ao jumbo dar com as nossas (dela) fraldas preferidas em promoção! E voaram 4 pacotes para casa!! :)

terça-feira, 5 de novembro de 2013

O meu estado de velhice

Está a dar futebol na tv, estou cheia de sono, a pequena já dorme e está-me a apetecer ir aquecer a cama! Se soubessem as vezes que ultimamente me deitei a estas horas... Há dias que me sinto velha e cansada! 

Vale que amanhã é dia de férias! 

Despertador malvado

Durante muitosss anos nunca precisei de despertador, passei todo o meu liceu e parte da faculdade a acordar à hora certa sem este bicho. Mas agora não posso facilitar ou então não trabalho! Mas é horrível estar sossegada no meu sono e o bicho tocar... Não sei explicar a sensação, mas tenho imensas saudades de acordar naturalmente, sem sono, a sentir-me repousada e com forças para sair da cama. 
Devia ser um manifesto anti-despertador mas tenho demasiado sono para escrever mais!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Fundamentalismo

Não lido bem com demasiado fundamentalismo. Não lido bem. Pronto. Para mim as coisas nem sempre são preto e branco. Para mim as coisas, na maioria das vezes, têm muitos tons de cinza. Não gosto de julgamentos de acções com base nos valores individuais porque eles são exactamente isso: individuais. Porque só porque alguém acha que as camisolas devem ser todas azuis eu não tenho de achar o mesmo. Pronto. Não gosto de fundamentalismo. Não gosto de me sentir pouco à vontade de proferir o que quer que seja com receio de ser imediatamente criticada, com base em quê? Numa opinião individual, que lá porque é diferente da minha, não quer dizer que seja mais correcta nem mais errada. É simplesmente diferente. Não gosto de pessoas que acham que a sua forma de ver as coisas é sempre a mais correcta. Pessoas que não se questionam. Pessoas que assumem que o ponto de vista deles é O ponto de vista. 

As minhas melhores compras durante a gravidez

 - A banheira: Só posso dizer mesmo muito bem da minha opção! Comprei um suporte para a banheira do Wc de serviço, e uma banheira que encaixa no suporte. Não tenho de dobrar as costas nem um grauzinho durante o banho da pequena! É mesmo uma posição muito confortável, e sem dúvida que valeu a pena o investimento financeiro. Tem 8 meses e ainda lá toma banhinho, e vai continuar até se lembrar de se começar a querer levantar durante o banho.

- O trocador: outra excelente compra. Sempre, sempre troquei a fralda e a vesti no trocador. Só trocava na minha cama durante a noite nos 4 meses que ela lá dormiu e chegou para perceber que estar agachada a trocar a fralda dava cabo da coluna! O trocador também tem a altura ideal, e como tem duas prateleiras numa tenho os produtos dela mesmo à mão (e fraldas em uso) e na prateleira do fundo tenho os brinquedos e livros.

- O carrinho de passeio: gastamos algum dinheiro mas valeu bem a pena pois já fizemos muitos quilómetros com ele, foi para a praia a ser arrastado pela areia e para já, continua muito bem! Julgo que o vou utilizar ainda durante muito tempo. Nem sempre poupar uns trocos neste item vale a pena…

- O cadeirão do quarto: utilizamos todos os dias para o leite da manhã e da noite, para ler uma história, para nos sentarmos enquanto a acalmamos para os soninhos durante o dia. Pensei que só ia utiliza-lo na amamentação mas não.

domingo, 3 de novembro de 2013

Compras que não teria feito durante a gravidez

Todas as mães sabem que há coisas que nos arrependemos de comprar durante a gravidez pois acabamos por não as utilizar. Esses itens não são os mesmo para todas as pessoas mas achei por bem dizer quais foram as compras que, para mim, não valeram a pena:

 - Almofada de amamentação: São caras (eu dei mais de 60€ pela minha) e acabei por quase não utilizar. Amamentei em exclusividade 1 mês e meio! Voltei a usar mais à frente para apoiar a minha pequenita quando ela ficava sentada, mas como ela aprendeu a sentar-se sozinha muito rápido, mais uma vez, pouco a utilizei, e se não a tivesse tinha passado bem sem ela! Mas claro, enquanto amamentei, deu jeito! 
Alternativas: Se soubesse o que sei hoje tentava encontrar algo mais barato ou simplesmente utilizava outras almofadas normais para apoiar o bebé durante a mamada.

- Na mesma linha da anterior: Bomba de extracção de leite. Bem, esta não me arrependo pois não cheguei a comprar! Numa loja tentaram convencer-me a comprar antes do parto e eu achei que preferia esperar uns 2 meses para começar a usar pois não tinha pressa em andar a reservar leite. Ainda bem  que não comprei logo ou teria ficado encostada.

- Marsupio. Este comprei já depois da pequenita nascer pois ela chorava muito e eu não conseguia fazer nadinha enquanto ela estava acordada (que era basicamente, sempre!). Acabei por pouco o usar. Aos 3 meses fazia-me confusão porque achava que ela ficava com a cara dela demasiado encostada ao meu peito. Depois virada para a frente fez-me confusão porque não via a cara dela… Enfim. Se calhar o problema foi meu. 

- Roupas de gente para o primeiro mês. Não usei nada a não ser babygrows e um fato de treino. Passei o mês quase todo em casa, estava frio, e era muito mais prático com os babygrows!!!

- Gorros de algodão: tinha uns 3 ou 4. Usei praticamente apenas na maternidade. E depois só quando tive de ir ao centro de saúde e pediatra no primeiro mês e porque estava frio.

- Luvas de algodão: Nunca usei!

- Móbile: Nunca lhe ligou grande coisa e quando começou a ligar tive de o tirar porque se agarrava a ele! Pelo menos dizia bem na decoração…

 - Intercomunicadores: Desta também não me arrependo! Tinha uns emprestados mas apenas os usei 2 vezes! A pequena está no quarto dela desde os 4 meses, que é separado do nosso por outro quarto e nós ouvimos perfeitamente quando ela acorda e se faz barulhinhos. Nunca sentimos falta dos intercomunicadores (no início estávamos inseguros por não os usarmos, mas revelou-se o melhor).

Eu acho que devem haver mais coisas mas na realidade não me recordo…

Resistir

A nossa pequena sereia não anda a dormir nada de jeito! 2 noites seguidas a acordar a meio da noite e depois alvorada definitiva às 6 da matina. Andamos cansados.. Muito. O fim de semana é espetacular porque estamos mais com ela, mas adorávamos conseguir descansar mais qualquer coisa! Vale que temos tido o bom senso de irmos para a cama antes das 23h (isso e o facto de não nos aguentarmos em pé)! Ontem à noite, estávamos a tentar ver um pouco de tv e os dois pesávamos bacalhau.. Fecha o olho, abre o olho, fecha o olho, abre o olho! 
Esta semaninha vamos ter uns dias de férias e vai saber uma maravilha! 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Este ano está a ser bipolar

Se por um lado me trouxe a minha filha, que é uma benção e me dá toda a força e alegria, tirou-me o meu pai e agora outro familiar querido... Este fim de semana já ia ser difícil por ser o primeiro " dia de todos os santos" após a morte do meu pai. Este fim de semana já ia ser emocionalmente pesado. E agora mais uma partida, uma despedida. Mais uma morte. Este ano está a ser emocionalmente bipolar...