quarta-feira, 9 de julho de 2014

A minha pequenina grande. Mais palavras e raciocínios!

A minha pequenina está a crescer tanto... É incrível a evolução! Esta miúda entende quase tudo o que lhe dizemos! Ontem não foi à escolinha, fruto da querida infecção que arranjou, mas como já estava sem febre e bem disposta consegui sair um bocadinho com ela. Por coincidência, encontramos a educadora da escola dela. À noite, estava eu a dar-lhe banho, e estavamos a falar dos patinhos e afins e perguntei-lhe "quem vimos hoje na rua?" e não é que ela respondeu com o nome da educadora?!!! Fiquei mesmo surpreendida! Ela compreendeu direitinho a pergunta!

Realmente noto que em termos de linguagem tem evoluído imenso. Em cada semana diz novas palavras e parece compreender mais coisas. Outro dia foi o "obrigada" que começou a dizer e agora acho que está a começar a fazer frases:
 - Quando não quer mais comida: "Não mais".

Normalmente tentamos dar-lhe banho os 2 juntos, como forma de partilharmos aquele momento com ela e mimá-la. Ontem disse-lhe: "Vamos tomar banho?", ela disse que sim com a cabeça (não verbaliza esta linda palavra), e virou-se para o pai e disse "Anda, anda".

Outra situação:
"A mãe vai contar uma história, queres?"
Levanta-se, pega num livro e vem-se sentar no meu colo... Um doce, é o que é!!

Já diz:
 - pato
 - perna
 -  meia
 - senta
 - deita
 - pêra
 - banana, etc... eu até já baralho quais são as novas palavras!

Em termos motores claro que se nota a evolução na segurança da marcha, já corre uns bocados, desce degraus pequeninos, sobe para o sofá (nem sempre consegue), mas não é tão óbvia a evolução como na parte cognitiva! Essa é que me tem fascinado. Eu sei que esta é a evolução normal das crianças, mas não deixa de ser surpreendente quando é a nossa que começa a fazer coisinhas e a ser uma menina! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada