quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A saga de adormecer a miúda mantém-se

Não está fácil. Temos conseguido que durma um pouco mais cedo deitando-a na nossa cama com um de nós ou os dois. Resultado: adormecemos antes dela. Eu sei que ela deveria dormir na sua própria cama, mas o que é que se faz quando ela se levanta, tenta sair da cama (sim, da de grades), começa a saltar e a atirar-se a dizer "caiu", e nós com receio que ela bata com a cabeça?? Ela está sempre cheia de energia à noite... demora imenso a adormecer, dá muitas voltas, qualquer coisa a põem em estado de alerta e a faz sentar e dizer "já está" ou "o que é isso". Ou se entra em modo de birra é para esquecer porque birra + sono =desastre completo! E não, por aqui ainda não estreamos a "palmadinha", e não somos adeptos do deixar chorar até cansar (até porque o mais provável é ela entretanto magoar-se por andar aos saltos). Janta, toma banhinho, lava os dentes, lemos a história e depois tentamos que sossegue, mas é nesta fase que a coisa descamba! Na escola adormece relativamente bem com o bonequinho. Mas durante o dia dizem que ela não pára um único minuto, que anda sempre de um lado para o outro, brinca muito, interage muito bem com os meninos, mas não é nada de estar parada. Nós aqui conseguimos que ela pare um pouco com um livro ou a fazer as actividades (plasticina, legos, pintar). Tv vê muito pouca e às vezes conseguimos sim que ela fique mais tempo sentada com o Noddy ou Ruca, e quando já está cansada isso claramente lhe induz um pouco o sono. Deita-la na cama dela tem sido bastante difícil (pelo que já enumerei), na nossa ela acaba por adormecer, mas nós também! 

Indo para a casa nova vamos-lhe comprar uma cama para ela daquelas com gavetão por baixo e espero, sinceramente, que nessa fase ela comece a adormecer na cama dela! Já pensei é que tenho de forrar a cabeceira com algo "fofo" ou ainda bate lá com a cabeça de tão agitada que é no sono...

6 comentários:

  1. Sei bem o que é isso ,ficamos sem saber o que fazer começamos a desesperar pois não temos mais métodos par os adormecer a minha princesa só começou a dormir a noite toda a partir dos 2 anos e meio e mesmo assim tem de adormecer na nossa cama e ontem só adormeceu as 00h20 é desesperante até lá tal como a tua é muito enérgica não para um minuto a única maneira que para é a ver o ruca que é completamente viciada mas nem assim lhe dá sono, espero que a tua menina comece adormecer melhor depois na caminha nova até lá que corra melhor ,beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ficas com peso na consciência e a sentir-te má mãe por não conseguires que ela adormeça na cama dela? Isto consome-me! Ainda mais qd leio as teorias de como fazer isto bem!

      Eliminar
  2. Felizmente cá em casa não temos esse problema, adormece bastante bem depois do banho e do jantar mas temos outros como quaisquer pais. Dito isto, passei só para te descansar e te dizer para não te sentires mal que ela adormeça na vossa cama. Se ela adormece bem, qual é o problema? Quem vai ficar prejudicado com isso? O objectivo deve se a família estar descansada e feliz. As teorias são muito giras principalmente para quem não tem filhos e só servem para nós fazer sentir culpadas. Faz o que o teu coração de mãe te diz ( e o teu cansaço também, já agora) e tudo vai correr bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, aí está, o cansaço tem determinado muito a forma como a adormecemos! É que nós não aguentamos com ela sempre aos saltos e parece-me que estar à hora de a adormecer constantemente a repreende-la e a prende-la, não será a melhor solução! Depois lemos todos os métodos "bonitinhos" de adormecer as crianças e fico frustrada. Porque já tentei alguns desses métodos mas o resultado foi nulo... vamos ver! Obrigada pelo apoio

      Eliminar
  3. Por cá nunca tivemos problema com o dormir, mas mudamos o pequeno D. aos 2 anos para uma caminha de criança em que ele entra e sai sozinho, porque ele também se atirava da cama de grades e aparecia-nos na sala. Agora o problema, nesta cama é que se não ficamos com ele até ele adormecer ele sai da cama e andamos nisto horas. Assim, voltamos a ter que estar um de nós com ele na cama, e estamos 30, 40minutos até ele adormecer. Agora o objetivo que volte a ficar sozinho e adormeça porque depois com o mano a chegar em abril não vai ser fácil.
    Sabes que mais? Esquece as teorias, e faz o que a tua disponibilidade e cansaço te permitir. Mais do que qualquer coisa precisamos de estar bem, para eles também estarem!
    beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois estou mesmo nessa fase: paciência e descanso para os pais, e quando lhe comprar a caminha logo vejo se as coisas melhoram!

      Eliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada