sexta-feira, 31 de julho de 2015

Miúda a precisar de férias...

A pequena anda cansada.. Mesmo cansada. De manhã custa a acordar, à noite faz birras e não quer ir dormir, e torna-se um ciclo vicioso difícil de quebrar! Não tem adormecido antes das 22h30...

O que ela precisa, e nós também, é de férias! Mas para isso ainda faltam 15dias e até lá muita escolinha e muito trabalho! 

Chuva e vento = bicicleta em casa!

Mais 40 minutos. 19km, 340kcal. Ontem não fiz exercício para dormir mais e já lhe senti a falta. Agora mais uns abdominais e já está!

quinta-feira, 30 de julho de 2015

O desporto exige descanso

Tenho feito mais desporto que o que pensava ser possível nesta fase da minha vida. Tenho feito essencialmente exrcício cardiovascular e gostaria de complementar com musclação, mas claramente não há tempo para tudo. O principal inimigo desta minha retoma ao exercício tem sido as poucas horas de sono e o sentir-me constantemente cansada (em virtude de dormir pouco e trabalhar muito...), pelo que uma ou duas vezes por semana não acordo tão cedo e deixo-me dormir até às 6h30, hora a que habitualmente me levanto para ir trabalhar. Hoje foi um desses dias. Terça corri 6km, quarta fiz 40 minutos na bicicleta fixa, hoje foi dia de dormir. Tinha de ser. Ou então fico de gatas de tanto cansaço. Juntamente com o acréscimo no exercício físico tenho feito um cuidado especial a nível da alimentação. Faço todas as refeições, bebo mais água, tento não comer mais de 1 ou 2 pães por dia, como menos à noite e ao almoço dou preferência à comida grelhada/cozida/saladas e ao peixe (não frito). Levo todos os lanches comigo repletos de comida saudável: iogurtes magros, queijo fresco magro, fruta, uma ou outra tosta, etc. Não adiro ao novos "super alimentos", não aprecio especialmente as novas "sementes" e bagas que são tão famosas hoje em dia. como sopa todos os dias e legumes cozidos ou em salada, não complico. À noite, na maioria das refeições, como sopa e mais qualquer coisinha simples (normalmente fruta). A pequenita normalmente janta com os avós (eu já chego demasiado tarde para lhe dar jantar.) O esforço está a compensar pois sinto-me mais activa, com mais resistência física e psicológica, estou mais tonificada e também perdi peso. Isto é algo para manter, posso garantir. Não me vejo a voltar ao antigamente. Mesmo! Aliás hoje estou com pena de não ter ido correr ou fazer outro exercício, mas tenho noção que o corpo também precisa de repousar, repouso esse essencial para eu sustentar este estilo de vida de (tanto) trabalho e exercício físico. Sinto que não tenho tirado tempo à minha filha, que tiro aquele bocado de tempo para mim e que me sinto muito melhor comigo mesma, sem pesos na consciência. Se cometo facadas na alimentação? Claro... com uma família tão grande como a minha é difícil tal é a quantidade de aniversários, mas estou é mais controlada... quando ía a uma festa comia o que me apetecia e aperecia á frente. Agora tento comer de forma controlada, sem exagerar e só uma fatia de bolo no final para celebrar o aniversário. Ou seja: aproveito na mesma, mas com cabecinha!

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Mais um dia de desporto

40 min de bicicleta. 18km, 300kcal. 

Peso 52,9. Isto vai. 

A escola e o desenvolvimento

A minha filha anda numa escolinha onde as salas não estão divididas devforma estanque por ano de nascimento e na minha opinião muito bem. Uma criança que nasce em janeiro de um ano e outra em dezembro do mesmo ano têm um nivel de desenvolvimento completamente diferente, pelo menos nos primeiros 3 ou 4 anos de vida. Esse foi um dos motivos pelos quais escolhi esta escola. A minha filha faz anos em fevereiro e eu sei que ela se vai manter nesta sala enquanto tiver competência a adiquirir aqui e sei que não vai esperar pelo Setembro do próximo ano para mudar de sala. Eles fazem com que todas as crianças da escola se conheçam bem (escola pequena e muiiito familiar) e vão transitando os miudos de sala conforme o seu ddesenvolvimento. O lema é não limitar as crianças: nem porque estão com crianças mais velhas e não conseguem acompanhar tão bem as actividades, nem porque então menos estimulados por as crianças serem todas muito mais novas e consequentemente terem , de uma forma geral, um nível de desenvolvimento menor.

uma noite bem dormida é que era bom...

A minha vida anda um pouco instável. É possível, que dentro de pouco tempo eu mude de local de emprego. Mas também é igualmente possivel que eu fique onde estou. E porque é que isto me perturba? Não saber em que cidade\trabalho vou estar daqui a 3 ou 4 meses faz-me imensa confusão! Sou uma pessoa que se adapta bem à mudança, mas que gosta de estabilidade e de saber com antecedência com o que contar. O meu sistema funciona melhor quando me posso organizar mentalmente. Incomoda-me estar agora a embarcar em projectos que nao sei se vou conseguir manter, tudo porque daqui a algum tempo posso estar a trabalhar a 50km do meu actual local de trabalho!

Enfim.. Tenhomde aguentar e não pensar muito no assunto.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Começar bem o dia! Pernas para que te quero!!

6,1km corrido em 37min e 55seg! Foram 5km em 30min e 58seg. 

Sinto-me mesmo bem. Hoje achei que não chegava aos 6km mas afinal não custou muito! 

Bom dia!

domingo, 26 de julho de 2015

Os dias sucedem-se, e este que passe rápido!

Depois de uma notícia de saúde muito preocupante na sexta feira hoje, depois da minha mãe falar com a médica, tivemos a excelente notícia de que a coisa está resolvida, ou quase, sem mais grandes medidas. Um alívio. A minha mãe que é um pilar na minha ponte... Só a quero ver de saúde. 

E hoje, é dia de frete. Dia de estar onde não me apetece, e com algumas pessoas com quem não me identifico minimamente. Mas uma pessoa na vida também tem de aprender a passar por estes dias com graciosidade, fazendo com que pareçam mais agradáveis que o que realmente são. 

Que passe rápido...

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Já está!

40 min, 19km, 340kcal!

Pareço uma drogadita

Dois dias sem exercício e já estava a sentir imensa falta, principalmente a nível de humor! Na quarta-feira não fui correr e durante a manhã tive uma noticia que me deixou um pouco em baixo (um projeto profissional que dava quase como certo e que possivelmente não vai funcionar!). A verdade é que as duas coisas juntas fizeram com que ficasse com um humor um pouco mais em baixo que o meu normal. Ontem também não consegui ir correr e estava a sentir uma falta imensa! Por isso hoje nem hesitei: despertador às 5h40 e rabo fora da cama. Quando ia sair para correr, estava a chover (ai, zona norte!). De noite e a chover optei por não correr, mas vim para a bicicleta fixa e aqui estou! 40min para aliviar o Stress. 

A verdade é que antes de eu passar em engravidar a primeira vez eu era assim, viciada em exercício, e parece que o gostinho está de volta, e ainda bem!

terça-feira, 21 de julho de 2015

As coisas mudam

Mas será que toda a gente agora faz uma semana de férias por ano sem os filhos? É que vejo imensa gente a organizar-se nesse sentido! Com os dias corridos de hoje, tanto trabalho e sem tempo para os filhos à semana, não tenho coragem de deixar a minha filha uma semana inteira sem nós... Um fim-de-semana? Talvez.. Uma semana esporadicamente no contexto de alguma celebração ou assim? Se calhar. Mas por  sistema anual reservar uma semana dos meus poucos 22 dias de férias para estar sem ela... Não consigo! Claro que o facto de os nossos pais já não serem novos e ficarem uma semana inteira com ela ser demasiado desgastante também conta, mas principalmente porque acho que precisamos desse tempo a 3, a usufruir aquilo que a rotina do dia a dia não nos permite. Tempo a 2 vamos tendo também. Uma saída, um jantar de vez em quando, as horas da sesta dela (são sempre os melhores momentos a dois!). Se calhar vou mudar de ideias, o que é perfeitamente normal, mas para já assim estamos, os 3, sempre ou quase sempre!

Para manter o ritmo

Nova corrida! Novo recorde de km! 6km em 38min. Estou mesmo contente, até porque hoje ao contrário dos outros dias, senti-me mesmo bem! Zero cansaço! E pensar que hoje, quando me apercebi que às 6h da manhã agora ainda é de noite, estive quase quase para não ir... É que a zona é segura mas ir correr de noite, com nevoeiro e sozinha assustou-me um pouco. Mas fui. E que bem que fiz!! 

segunda-feira, 20 de julho de 2015

voltar uns anos atrás

Há sensivelmente 12 anos eu pesava 58kg. Um dia ao olhar para uma foto minha das férias em biquini mal me reconheci de tão gordinha que estava. Nessa altura decidi mudar de vida e passar a fazer desporto e passar a fazer uma boa alimentação (digamos que pizzas, hamburger, e todo o tipo de doces, não eram a alimentação ideal para comer todas as semanas...). Passei a ir ao ginásio de forma quase diária, comer de forma controlada, fazer das gorduras e doces a excepção, e sentia-me muito bem assim. Perdi 10kg ao longo do tempo. Mantive-me sempre entre os 48-50kg. Acontece que com a entrada no mundo laboral o tempo para o exercício ficou bem mais reduzido. Depois da pequena nascer ainda mais, e isso sentiu-se na balança e na definição do corpo. Quando engravidei pesava 53kg e após a gravidez, passado um ano, já estava novamente nesse peso. Mas a falta de exercício aliada a uma alimentação mais descuidada, mais o raio da idade que faz com que manter o peso seja mais difícil. A juntar a tudo isto houve uma altura de trabalho que estive bastante sedentária. Resultado fui para os 56kg.

Não gosto, não me sentia bem e decidi mudar outra vez. E agora espero que de vez. Como sabem recomecei o exercício, mas não foi só isso! Agora tenho novamente juízo nas minhas escolhas alimentares. Não pensem que ando só a saladas, mas passei a saber optar quando como fora de casa (todos os dias portanto!). Com o trabalho é fácil saltar o lanche da manhã e chegar ao almoço cheia de fome e isso é meio caminho andado para a asneira. Então o que tenho feito?
-peq almoço um fruta com iogurte natural e 1 tosta ou fruta+leite e pão
- lancho a meio da manhã (iogurte magro+fruta ou tosta com queijo fresco ou fruta + tosta) - antes eu lanchava 1 pão com manteiga + 1 sumo de laranja natural (bem mais calórico que uma peça de fruta)
- almoço de preferência peixe grelhado, com salada, um pouco de arroz\batata (quando ia com fome era tão difícil resistir aos pratos calóricos que estão expostos nos restaurantes dos shoppings....)
- lancho algo parecido com o da manhã, às vezes faço um segundo pequeno lanche
- janto sopa e mais qualquer coisa simples, às vezes só fruta.

E mexo-me. Exercício sempre que posso, de manhã de preferência que não está calor e não perturba a vida familiar. Para mim não é bem de manhã, é mais de madrugada, mas pronto!

E tem resultado? Devagar. Estou perto dos 53kg. Objectivo? 50-51kg... Vamos ver se chego e fico por esse peso muitos aninhos (a menos que engravide!)

domingo, 19 de julho de 2015

Fim de semana perfeito

Sem sair da nossa zona, passeio, descanso, usufruir da piscina acabada de montar, usufruir do privilégio de viver junto ao mar, de termos a casa que sempre sonhamos.

Mais 5km, com vista

Voltei a acordar cedo, sem sono. Às 7 levantei-me, vesti o equipamento e toca a sair de casa! Hoje achei que não ia aguentar por ser o terceiro dia de corrida seguido, mas já está. 5km em 32min e 15 seg. 


sábado, 18 de julho de 2015

Eu consigo! Oh yhea

Mais 5km! Em 31min e 10seg! Estou mesmo contente comigo. Deixei marido e rapariga a dormir e lá fui apanhar o orvalho da manhã. 

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Para não ficar tola

Fui correr! Tenho feito 1 por semana, e já não corria desde 4a feira da semana passada. 
Resultado: 5km em 32minutos! 
Tendo em conta a frequência com que corro acho que foi muito bom!!

Peso 53,8. Vai devagar mas vai! 

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Castiça da rapariga!

A cachopa sempre foi difícil para adormecer mas desde que temos a cama grande, temos uma rotina em que ela adormece rápido, sem birras. É um bocadinho que também nos sabe muito bem a nós. Hoje, quando estava na hora de ir dormir:
- S. Vamos lavar os dentes e ler a história. 
- sim mamã. Anda papá! Vamos ler a história. 
(Pai a mexer no telemóvel)
- anda pai, deixa ficar o telemóvel e anda ler a história! Dá-me a mão e anda. 

Difícil resistir..

Dormir pouco

Quando chego tarde todos os dias é um drama para ela se ir deitar. Ontem decidimos não forçar e, às 21h, hora a que eu estava em casa, ainda fizemos puzzles, brincamos com bonecas, e outras coisas mais. Depois foi para a cama sem reclamar, mas claro que com todas estas brincadeiras já passava das 22h30. Senti que ela precisava estar conosco mais tempo, que se estava a ressentir de 2 dias anteriores sempre a correr e acho que compensou, mesmo sendo à custa de uma noite com menos horas de sono! Agora vamos ver como vai estar hoje à noite, provavelmente K.O.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Falta de exercício

Tem-me faltado a energia para madrugar e correr, mas já estou a ressacas. Ando mais chatinha, e a sentir que preciso fazer algo, para além de trabalhar e preparar roupas, passar protector, etc

Há dias..

Há dias que me sinto sem energia e que acho que o copo está meio vazio. Há dias que não me lembro bem se o sol abriu, mas lembro-me como o calor intenso me fez sentir desconfortável. Há dias que sinto que a minha vida é uma rotina cansativa, sempre igual, sem grande encanto. Há dias que me apetece mandar tudo às urtigas. Mas dias não são dias, e estes só aparecem muito de vez em quando, e ainda bem! 

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Finalmente

Uma verdadeira noite de sono descansada... Há mais de 1 semana que aguardava conseguir dormir direito. Esta foi a noite! Quando o despertador tocou para eu ir correr ignorei de propósito, simplesmente não podia desperdiçar uma boa noite de sono que não tenha há séculos! 

Agora, um bom dia de trabalho! 

domingo, 12 de julho de 2015

Marido fora a trabalho

E eu aqui com a cachopa! Acordou à hora do costume a dizer:
- depois de dormir posso beber o leitinho no sofá! Mamããã já dormi! 

Ai, e eu que ando a precisar tantooo de dormir uma noite inteira direito... Pronto, não se pode ter tudo. Agora é café para dentro e olhos abertos!

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Pequena pausa

Desde quarta sem fazer exercício graças a uma faringite dolorosa... E o peso não está a queres mexer-se apesar dos meus cuidados, porque preciso mesmo do exercício para ajudar! A ver se isto melhora rápido.. 

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Banho de imersão ou chuveiro?

Desde que na escola começou a tomar banho de chuveiro quando vem da praia que tem pedido para em casa ser igual. É super rápido (2min), não há birras e não lhe custa a terminar o banho. Mas depois penso se ela sente falta do banho de imersão, da brincadeira, dos bonecos. É que de chuveiro para nós pais, em dias da semana, é uma maravilha!

Mais uma corrida

26minutos, 4,36km.

Não interessam bem os tempos, interessa é que me levantei e corri. 
Sim, é um post de auto-motivação, que isto de acordar de madrugada para correr não é fácil. 

O único grande problema tem sido a má qualidade do meu sono, e não sei bem como dar a volta a isto. É uma noite boa e uma péssima! 

terça-feira, 7 de julho de 2015

Nem todos os dias

Hoje ia acordar cedo para ginasticar, mas o sono falou mais forte. Paciência, amanhã é outro dia... Mas há coisas que estou a conseguir manter: dieta saudável (falta mais água) e pouco café!! E incrivelmente ando mais energética!

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Ou vai ou racha!

Meia hora de bicicleta e a seguir o pequeno almoço 


sábado, 4 de julho de 2015

Começar bem o fim de semana

45 min de bicicleta - 400kcal e 20km. Mais abdominais e treino dos glutões. No fim alongamentos. 1h de exercício feita! 👍

E o exercicio?

Estive parada 3 semanas por pura preguiça, mas depois achei que já chagava e recomecei a dar à perna. Fiz 30 min de bicicleta fixa no sabado e outros 30 no domingo (e aqui ainda saltei à corda), fui correr na quarta (3.5km) e hoje estou a fazer 45 min na bicicleta fixa enquanto vos escrevo! Nesta semana perdi 800g em que a minha principal restrição alimentar foi comer só sopa ao jantar. Pelo menos os 2kg que ganhei de Janeiro a abril têm de desaparecer. Mas o que eu gostava mesmo era chegar aos meus queridos 50kg. Quando casei pesava 49kg já há imenso tempo, depois fui para os 51 quase sem dar conta. Com os tratamentos de fertilidade passei para os 53 e, em Abril, cheguei aos 55. Eu meço 1,54 e já me sinto gordinha assim! Vou por pequenas metas. Agora quero chegar aos 53, depois logo se vê!

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Actividades deprimentes

Comprar bikinis quando se tem mais 6kg que no dia do teu casamento (em que estavas numa forma física invejável)...

Saldices para a cria!

(A mãe comprou coisinhas mas quase nada em saldos!)