sexta-feira, 16 de junho de 2017

Quase 4 ano e 4 meses da mais velha

Aguentou-se muito bem à chegada da irmã. Adora a pequenina, apesar de de vez em quando dar abraços apertados demais, ou tentar tirar-lhe algum brinquedo. É super protectora: não posso, de forma alguma, "ralhar" com a bebé, "porque coitadinha mamã, ela é pequenina e não sabe o que faz".
 
É uma miúda esperta, com uma boa inteligência emocional, e sabe ler muito bem os nossos sentimentos.  Ainda outro dia me disse "mamã, lê-me só a história e depois eu fico sozinha no quarto, porque já sei que vocês ainda têm a cozinha para arrumar". Ainda tem coisinha de bebé, mas ao mesmo tempo está uma menina grande. Veste-se sozinha, mas se puder ter-nos por perto a ajudar ou ver, agradece. Passou aí uns 15 dias com muitas birras e choros sem sentido, que já lhe passaram. É uma criança fácil de uma forma geral. Companheira de conversas e actividades, vale a pena estar com ela. Ainda ontem deixamos o pai com a mais nova em casa e fomos dar uma volta às lojas locais e comprar pão.
 
Claramente é uma miúda racional, de raciocínio lógico, mas fico feliz de já acontecer mais vezes vê-la perdida no mundo da fantasia com os brinquedos (tão importante para a criatividade, capacidade de inovação e resolução de problemas). Adora tudo o que é desporto. a dança é das coisas favoritas, mas também o futebol, ténis, correr e saltar, ginástica, etc. Se for de mexer o corpo, ela gosta!
 
ao mesmo tempo adora livros. Já me disse que quer muito ler e escrever e que tem pena de não saber.
 
A mãe é a pessoa dela, sem dúvida. Tem um amor doido pelo pai, e adora os 3 avós. Mas a mãe...
 
É pouco reivindicativa fora de casa. Isto é, não a vemos com frequência dizer que não gosta disto ou daquilo na escola. É raro queixar-se nesse sentido. Às vezes gosto disso, outras vezes fico preocupada. Espero que não seja ausência de sentido crítico ou de achar que tem de seguir sempre o que os outros lhe dizem.
 
É mimalhinha com a mãe e pai, com os outros detesta apertos!
 
 

1 comentário:

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada